Cores e suas sensações - Arquitetura.


É bem verdade que as cores causam diferentes sensações nas pessoas. A habilidade de saber usar a cor certa no lugar certo é uma arte. Principalmente na arquitetura e na decoração, porque os espaços têm o poder de induzir o nosso comportamento, influenciando no bem estar ou apatia, estimulando ou relaxando. Na arquitetura, as cores são usadas com o objetivo de quebrar a monotonia, aguçar emoções, estimular sensações e de deixar os ambientes mais alegres e acolhedores. A sua utilização pode interferir diretamente no projeto e, se usada corretamente, confere ao ambiente um toque especial.

Em geral, as cores frias (azuis, verdes e violetas) dão efeito relaxante e introspectivo, são menos estimulantes e, por isso, podem com mais facilidade ser empregadas em grandes superfícies e áreas.

As cores quentes (alaranjados, vermelhos, amarelos e púrpuras), por serem mais fortes e vivas têm efeito ativo, estimulante e excitante. É muito importante saber e conhecer a personalidade das pessoas antes de elaborar uma decoração.

A escolha das cores também deve levar em consideração a luminosidade do ambiente. O branco é a cor que neutraliza e clareia. Além disso, ele tem o poder de destacar as outras cores e deixar o ambiente mais aberto e espaçoso.

É a combinação de cores e texturas que minimiza ou maximiza esses efeitos gerais proporcionados pela predominância de determinadas cores no ambiente.

Lembrando que um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.
Abaixo listo algumas cores e seus efeitos quando empregados na decoração e arquitetura de interiores.

PRETO E CINZA: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial" tanto dentro como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto e nos móveis para pessoas que preferem a graça do ar limpo na casa.

VERDE: É uma cor muito usada em tons mais escuros contrastando com cinza ou branco. Normalmente são usados tons de verde na casa que não possui um jardim fora. No ambiente interno nos lembra da natureza. Não incide muita luz, mantendo sempre a cor original. Em locais abertos, é contemplada com tonalidades fortes de madeira em jardins.

AZUL: É utilizada em um tom mais pastel, normalmente contrastando com a cor branca. Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Sendo usado em detalhes de decorações, e em ambientes mais calmos como quarto, sala e banheiros.

LILAS/VIOLETA: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes, mas sempre mantendo cuidado para não utiliza-la demais, podendo ter o risco de se tornar cansativa. Tonalidades mais escuras tendem a ser mais evitadas, por ser contrastada apenas com tons mais escuros e mais puxados para a madeira.

LARANJA: Inconscientemente lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas e em ambientes festivos. Abre e estimula o apetite, além de estimular movimento e alegria. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

VERMELHO: Muito cuidado em seu uso, pois por ser uma cor muito energética e vibrante pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de modernidade. Inspira glamour e se contrastado com texturas e estampas, traz um ar exótico ao ambiente. Em demasia, se cai para na vulgaridade.

AMARELO: É muito usado para esquentar áreas escuras e fechadas, dando o estimulo de mais iluminação e clareza. Em pisos, provoca sensação óptica de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. Sempre contrastando com tons mais escuros como o cinza e preto, devido ao seu ar de luminosidade.

De um modo geral, o ambiente deve ser feito referindo-se à pessoa no qual viverá nele, no conforto, na luminosidade e no sistema estrutural do lugar. É sempre muito divertido brincar com cores, texturas e estampas, sempre tomando os devidos cuidados. Lembre-se sempre antes de decorar um ambiente, pesquise mais sobre formas de torna-lo mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário