Especial Água: De gole em gole.

Quando foi a última vez que você tomou água hoje? Quatro horas atrás? Ainda não nem passou perto de um copo? Muita gente chega ao final do dia e se dá conta de que não ingeriu quase nada de líquido, simplesmente porque esqueceu ou não sentiu vontade.
Acontece que é importante se hidratar mesmo antes de o corpo dar o alerta na forma de sede (quando chega a esse ponto, o processo de desidratação do organismo já esta em andamento). A tática de ter uma garrafinha com água fresca por perto o dia todo ajuda a controlar o quanto já bebemos ou não.

- Faça as contas.
Dois litros é a quantidade aproximada que uma pessoa deve ingerir de líquido diariamente, mas esse valor pode variar um pouco, dependendo do peso e da realização de atividades físicas ao longo do dia. "Tem gente que exagera na dose e chega a beber até seis litros, o que não pode, o organismo não dá conta. O ideal é ficar em torno dos dois litros", alerta a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya. Uma maneira mais exata de saber o quanto se deve consumir de água diariamente é multiplicar 30 mililitros por seu peso. Ou seja, se você tem 65 quilos, faça a conta 65x30 = 1950 mililitros, ou, 1,95 litro.

- Aos poucos.
Também não é legal tomar de uma vez tudo o que deveria ter ingerido de água ao longo do dia. O correto é fazer isso aos poucos. Você pode complementar a dosagem com sucos (de preferência naturais e sem açúcar), chás ou água de coco. E quem toma muito café deve caprichar ainda mais na hidratação: a cafeína é diurético, fazendo o corpo eliminar mais líquido.

Mitos e Verdades

Vira e mexe um estudo novo sobre os benefícios da água é divulgado nos jornais mundo afora. Isso sem contar as conversas da vizinha, da cunhada ou da colega de trabalho, que sempre têm na ponta da língua algum pitaco para dar sobre o assunto. É difícil saber o que já está comprovado mesmo e pode ser incorporado no nosso dia a dia. Tiramos aqui as dúvidas mais comuns sobre a água e tudo de bom que ela pode fazer pela nossa saúde.

- Em jejum é bom?
Sim. Despertar o corpo com um bom copo de água é uma maneira de ajudar o organismo a eliminar com mais eficiência as toxinas que se acumulam durante o período do sono, quando passamos muitas horas sem nos alimentar. Só não vale sair de casa apenas com água no estômago. O café da manhã deve ser tomado em seguida.

- Devo esperar a sede para me hidratar?
Não. Quando sentimos sede, o organismo já está começando a ficar desidratado. Devemos nos habituar a tomar água constantemente e aos poucos, antes mesmo de o corpo "avisar" que precisa de água. Dessa forma, a sensação de fome também diminui, o que ajuda a emagrecer.

- Com a refeição engorda?
Não, mas pode deixar o estômago pesado e atrapalhar o processo digestivo, caso a água seja ingerida em grande quantidade. O ideal é tomar dois copos cerca de 20 minutos antes de sentar para comer. Esse hábito faz a sensação de fome diminuir.

- Água gelada queima calorias?
Sim. Como o corpo precisa trabalhar mais para aquecer o líquido assim que ele chega ao estômago, há um gasto calórico maior do que quando a água é ingerida em temperatura ambiente. Isoladamente, isso não é suficiente para emagrecer, mas, no fim das contas, ajuda a queimar mais calorias.

- Elimina toxinas?
Sim, água é um santo remédio para mandar embora do corpo tudo aquilo que está em circulação e não será mais usado. Se o consumo de líquido for adequado, os rins, que são os filtros do nosso organismo, trabalham bem e dão conta de eliminar as toxinas com mais eficiência. A pele fica mais viçosa, a celulite diminui e, quando ficamos gripadas, a cura é até mais rápida.

Limpa e saudável

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a água contaminada é responsável pela morte de cerca de 2 milhões de pessoas no mundo todos os anos. Na grande maioria dos casos, as vítimas são crianças com até 5 anos de idade, que resistem menos às consequências da diarreia doença associada à contaminação da água e que mais mata no planeta (o maior perigo da diarreia é a desidratação, não pode esperar muito para procurar o médico). 

- Pesquise alternativas.
A água não tratada também pode transmitir cólera, amebíase, hepatite A e uma série de outras infecções graves. Por isso o tema é tratado como questão de saúde pública e merece tanta atenção. Em casa, temos que encontrar maneiras de garantir que a água esteja sempre livre de impurezas e de microorganismos prejudiciais à saúde. Vale a pena pesquisar o que há de opções de filtros e purificadores no mercado e decidir qual a melhor para a sua família. É importante lembrar que esses produtos devem ser mantidos de acordo com as especificações do fabricante. As peças responsáveis pela filtragem de água precisam ser trocadas na frequência recomendada para não comprometer o seu poder purificador. Assim, a saúde da sua família não corre risco.

- Pura de verdade.
Lembre-se de que as aparências enganam. Nem sempre água límpida, sem cor e sem cheiro é sinônimo de água livre de impurezas e de perigo para nós e para nossa família. Só podemos ter certeza de que aquilo que vai para o nosso corpo é realmente isento de fungos, bactérias e substâncias nocivas se conhecermos bem a sua fonte de origem ou confiarmos no seu processo, tratamento e purificação. Quando for tomar água mineral fora de casa, não aceite a garrafa caso ela chegue aberta à sua mesa. Cheque bem se o lacre não foi violado. Há lugares que colocam água de torneira na embalagem. Para tomar água ao longo do dia, prefira garrafinhas laváveis, não as descartáveis. Faça diariamente, uma boa higienização nelas com água e detergente. Oriente seus filhos, amigos e colegas a não tomar água da torneira e providencie uma garrafinha para levarem àgua fresca e tratada com eles todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário