Vagão Rosa - Eu sou contra.


Sei que muitas das pessoas que lerem isso não vão concordar comigo e poucas vão entender, mas eu sou totalmente contra o "Vagão Rosa".
O que acontece é que são feitas muitas denúncias de mulheres referindo-se que foram encoxadas no metro ou no ônibus. Então resolveram solucionar isso mas da forma mais ridícula possível, criando um vagão rosa, ou seja, um vagão no qual apenas mulheres podem entrar. Minha primeira reação depois de ler uma reportagem sobre isso, foi dar risada por que realmente não entendi o quão tolo é o que cria um tipo de coisa dessas, e tenho quase certeza que foi um homem. Enfim, depois de uma semana vi que algumas blogueiras que acompanho estavam fazendo um tipo de "campanha" a pedido de algumas (ou uma) marcas que estão promovendo a possibilidade da criação do vagão rosa. 
Ainda não entendi como nós mulheres podemos aceitar uma coisa dessas, os encoxadores que fazem o errado e nós mulheres que somos punidas? Ou seja, eles ficam com a liberdade de poder entrar em qualquer vagão normalmente e nós mulheres que não queremos ser encoxadas temos que ir direcionalmente à um vagão. Eu acho totalmente errado, mas não duvido muito essa ser a solução mais viável que em um país como o Brasil escolheu. Tudo está de ponta cabeça se pensarmos que quem apronta (rouba, mata, etc) vai preso e recebe comida de graça, tem médicos de graça, tem psicólogos de graça à qualquer hora, não pagam impostos e ainda recebem auxílio com um valor maior do que o salário mínimo. Tudo isso acontece enquanto quem nunca fez nada de errado está ralando para conseguir sobreviver em um mundo onde se paga mais do que recebe e não tem nada em troca, afinal quem é que está realmente "preso"? É mais ou menos a mesma coisa que está acontecendo com as mulheres com esse vagão rosa, os homens que estão com fogo continuam lá normalmente, enquanto nós mulheres que somos vítimas temos que fugir e fingir que nada aconteceu.

Essa foi apenas uma de muitas causas que o país acha uma solução que não soluciona muito e varre o resto para baixo do tapete. Pensando por um outro ângulo, até que se tenha controle sobre esse tipo de abuso, nós mulheres ficaremos presas e tendo que fugir. Existe um benefício? Sim, existe o benefício de se sentir segura e longe dos homens que não conseguem controlar o próprio fogo, mas não que isso vá fazer as mulheres se sentirem melhores. 

O que mais ou menos eu entendo é o seguinte, nós mulheres temos duas escolhas:
Entrar em um vagão comum como normalmente fazíamos e sermos abusadas.
Entrar no vagão rosa e deixar os homens fazerem o que quiserem no outro.

Imagina os homens olhando você entrar no vagão rosa e pensarem: "Olha lá, mais uma com medo, está aprendendo que quem é que manda aqui somos nós homens." Eu me sentiria humilhada por entrar nesse vagão exclusivo, eu prefiro entrar em um vagão normal, ter o risco de ser abusada e se acontecer eu poder virar um soco em quem fez isso comigo, talvez isso não mude muita coisa na cabeça deles, mas pelo menos eu não vou me sentir repreendida. Qual seria a solução ideal para isso? Acredito que a educação que aprendemos desde cedo tem que ser vista como um dos jeitos possíveis de solucionar isso, na verdade poderíamos escolher várias outras possibilidades idiotas mas que pelo menos que os homens sejam punidos e não nós mulheres. Aliás acredito que um vagão para os safados seria ótimo, ou pelo menos melhor do que a ideia do vagão rosa.

Agora de coração, vocês mulheres não deixem que isso atinja vocês. Querem usar o vagão rosa? Usem, mas não aceitem que sejamos punidas por algo em que somos as vítimas. A solução não é se esconder, é ensinar os homens à respeitar. Eu não quero influenciar à violência, mas já que apenas falar não resolve muito, dê na cara de quem estiver abusando de você, não tenha medo. Faça-o entender que não é assim que funcionam as coisas, faça com que ele se coloque em sua posição. 
Comente aqui embaixo sua opinião sobre esse polêmico vagão rosa, outros pontos de vista são sempre bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário